Diabetes

Assine nossa Newsletter

Para receber mais informações e conteúdos sobre a diabetes, por favor, informe seu e-mail abaixo:

E-mail:

OK

Diabetes mellitus - Um dos maiores males de saúde

Entenda o diabetes | Fonte: Sociedade Brasileira de Diabestes | 28/01/2014

População ainda tem dúvida sobre relação entre diabetes e visão | Fonte: Sociedade Brasileira de Diabestes | 28/01/2014

Brasileiro não relaciona mudança de hábito
à prevenção do
diabetes
| Fonte: Sociedade Brasileira de Diabestes | 28/01/2014

O que é Diabetes mellitus

O diabetes mellitus é hoje um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas convivem com a doença1, mas espera-se que este número chegue a 380 milhões, em 20251. O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência de diabetes: são 13,7 milhões de pessoas2, e muitas ainda nem foram diagnosticadas.

Causas do Diabetes mellitus

O diabetes é uma doença de base genética e hereditária. Em geral, se há histórico na família entre parentes de primeiro grau, há possibilidades maiores de desenvolver a doença.

O diabetes é uma síndrome do metabolismo que resulta no acúmulo de glicose pelo organismo. Pacientes com diabetes apresentam deficiência na função da insulina, o hormônio responsável por metabolizar a glicose, ou mesmo apresentam falta de insulina no organismo.

Com a deficiência de insulina, o organismo não absorve a glicose e as taxas de açúcar no sangue aumentam de forma permanente, o que se caracteriza como hiperglicemia e dá origem ao diabetes.

Classificações do Diabetes mellitus

Além do fator genético, o diabetes é uma doença totalmente ligada ao estilo de vida adotado. Uma pessoa com alimentação desequilibrada, rica em gorduras, carboidratos, açúcares e produtos industrializados, e pobre em vegetais, legumes e frutas têm mais propensão a desenvolver o diabetes. Sedentarismo, obesidade e tabagismo também são fatores de risco e, juntos, contribuem para o aparecimento da doença.

São diversas as classificações do diabetes mellitus.
Os mais conhecidos são:

- Diabetes tipo 1

- Diabetes tipo 2

- Diabetes gestacional

- Pré-diabetes

O ganho de peso é realmente o grande vilão e a maior causa de diabetes na vida adulta. O acúmulo de gordura na região central do corpo, como no abdome, é bastante arriscado.

- Dr. Amelio Godoy-Matos, CRM 260 673 RJ, Diretor do Departamento de Metabolismo, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE)

O diabetes é uma doença sistêmica e pode prejudicar diversos órgãos, se não for controlado adequadamente, por meio de um tratamento multidisciplinar que envolve medicamentos, dieta regulada e equilibrada, e exercícios físicos. Dentre as complicações do diabetes estão: retinopatia diabética, edema macular diabético, pé diabético, infarto, dentre outros.

1. Site da International Diabetes Federation. Disponível em: http://www.idf.org/the-campaign/unite-for-diabetes/why-diabetes. Último acesso em setembro de 2014.
2. Site da Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/ultimas/471-sao-13-4-milhoes-de-pessoas-portadoras-de-diabetes-no-brasil. Último acesso em setembro de 2014.