PTI

 

O que é trombocitopenia imune primária PTI

A trombocitopenia imune primária (PTI) é uma doença do sangue, caracterizada por sangramentos (internos e externos) e roxos na pele. Pessoas com PTI têm um número de plaquetas abaixo do normal e, por isso, têm dificuldade para estancar sangramentos. A PTI também já foi conhecida por púrpura trombocitopênica idiopática, vindo daí sua sigla PTI.1

O que são e para que servem as plaquetas?

As plaquetas são células produzidas pela medula óssea que circulam no sangue. Quando nos machucamos ou temos um sangramento elas se agrupam rapidamente, com o objetivo de estacar o sangue (coagulação). Quando a contagem de plaquetas é abaixo do normal, pode haver uma dificuldade do organismo em parar sangramentos com rapidez.1,2

A contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 400.000 por mm3 no sangue. Um número inferior a 100.000/mm3 pode levar o médico a suspeitar do diagnóstico da trombocitopenia imune primária.4 Muitas vezes, não há suspeita alguma da PTI, quando o resultado de exames de rotina servem como alerta para averiguação da doença – o que requer exames adicionais.5

A baixa contagem de plaquetas também leva a outros sinais e sintomas característicos da trombocitopenia imune primária que são pontinhos vermelhos ou roxos pela pele (petéqueias) e roxos maiores (chamados de equimose, hematomas ou púrpura). Esses sinais podem aparecer também nas mucosas, como na boca e no nariz.1,3,6

PTI não é tudo igual!

A classificação é feita de acordo com o tempo de duração da doença: PTI recém-diagnosticada, PTI persistente e PTI crônica. Cada tipo requer cuidados e tratamento específicos.

Referências


1. NIH – National Heart, Lung, and Blood Institute. What is immune thrombocytopenia? Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/itp/. Acesso em fevereiro de 2017.
2. Johns Hopkins Medicine. What are Platelets and Why are They Important? Disponível em: http://www.hopkinsmedicine.org/heart_vascular_institute/clinical_services/centers_excellence/womens_cardiovascular_health_center/patient_information/health_topics/platelets.html. Acesso em junho de 2017.
3. Mayo Clinic. Idiopathic thrombocytopenic purpura (ITP). Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/000535.htm. Acesso em fevereiro de 2017.
4. Platelet Disorder Support Association. About ITP. Disponível em: https://www.pdsa.org/about-itp.html. Acesso em fevereiro de 2017.
5. NIH – National Heart, Lung and blood Institute. How is immune thrombocytopenia diagnosed? Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/itp/diagnosis. Acesso em fevereiro de 2017.
6. Abrale. Trombocitopenia Imune Primária – PTI. Disponível em: http://www.abrale.org.br/pti/o-que-e-pti. Acesso em fevereiro de 2017.