Olho seco

Tratamento do olho seco

Embora na maioria dos casos não haja cura para o olho seco, existem diversas opções de tratamento que ajudam a aliviar os sintomas e fazer com que o paciente fique mais confortável.1 Para isso, é fundamental buscar um oftalmologista que possa encontrar as causas do olho seco e propor o melhor tratamento do olho seco para cada caso.

A primeira opção para o tratamento do olho seco são as lágrimas artificiais, similares às lágrimas produzidas pelo organismo, que lubrificam os olhos e ajudam a manter a hidratação.2 Há um pequeno grupo de pessoas que necessitam de cirurgia para fechar parcialmente ou totalmente os canais lacrimais, na tentativa de evitar que as lágrimas deixem os olhos de forma muito acelerada.1 É indispensável, porém, identificar e controlar as causas do olho seco.

Você sabe a diferença de colírio, lágrima artificial e lubrificante ocular?

É importante esclarecer que nem todo colírio é uma lubrificante. Colírio na verdade é qualquer medicamento para uso ocular em forma de gotas, mas as substâncias contidas nos colírios e suas indicações variam muito entre os produtos.

Infelizmente, muitos consumidores usam vasoconstritores ou descongestionantes de forma inadequada, acreditando que eles tenham o potencial para hidratar os olhos.

Apesar de clarear momentaneamente a visão, os colírios com vasoconstritores não são capazes de hidratar os olhos. Ao contrário, com o uso frequente, eles provocam mais ressecamento ocular e o seu poder de clarear os olhos vai diminuindo.

Os descongestionantes possuem ainda contraindicações e advertências. Se você apresenta alguma das condições abaixo, deve tomar cuidados adicionais com o uso de colírios descongestionantes:

- Uso de lentes de contato;
- Glaucoma ou pressão interna dos olhos aumentada;
- Doenças do coração;
- Diabetes.

O uso excessivo de descongestionantes pode provocar vermelhidão nos olhos, visão embaçada, pupilas dilatadas, dor de cabeça, nervosismo, enjoo, suor excessivo, aumento da pressão intraocular e da pressão arterial, fraqueza e hipertireoidismo*

Evite usar sobras de colírios prescritos para condições específicas, como conjuntivites, a menos que seu médico o tenha orientado para uso contínuo. Alguns colírios podem, por exemplo, aumentar a pressão interna dos olhos e danificar o campo de visão do paciente.

Já as lágrimas artificiais têm a função principal de reposição da lágrima natural, com a capacidade de lubrificar, hidratar e proteger os olhos.2 Em geral, as lágrimas precisam ser aplicadas várias vezes ao dia, conforme a necessidade do paciente e/ ou orientação do oftalmologista.

No Brasil, a Alcon – uma empresa do grupo Novartis e líder global em produtos oftalmológicos – disponibiliza diversas soluções para tratar e prevenir o ressecamento ocular. Essas soluções envolvem desde lágrimas artificiais a produtos inovadores e exclusivos como lenços estéreis embalados individualmente para a higiene dos olhos e pálpebras.

Conheça!

Systane® UL

Systane® UL é uma nova geração de lágrima artificial.3 Esse produto proporciona:
- Conforto imediato para os olhos;4
- Melhora da lubrificação dos olhos;4
- Proteção prolongada;4
- Alívio do ressecamento, irritação, ardor, sensação de areia e corpo estranho nos olhos.4

Esses sintomas podem ser provocados por: - Poeira;4
- Fumaça;4
- Raios ultravioletas;4
- Calor seco (sauna), ar condicionado e vento;4
- Cosméticos;4
- Exposição prolongada a tablets, smartphones, computadores e/ou aparelhos de televisão.4

Systane® Lid Wipes

Systane® Lid Wipes são lenços umedecidos para limpeza de pálpebras, cílios e remoção de maquiagem. É o único lenço umedecido específico para higiene ocular e remoção de maquiagem e que vem embalado individualmente. A embalagem individual preserva a umidade dos lenços, tornando a higiene e a remoção da maquiagem mais fáceis. Além disso, são lenços estéreis, prontos para uso e fáceis de transportar. A higiene ocular ajuda a prevenir, tratar ou diminuir a intensidade das inflamações na área dos olhos, como alergias oculares, blefarites e o próprio ressecamento ocular.

Há como prevenir o olho seco?

Conviver com os sintomas do olho seco pode ser desafiador, mas além de tratar adequadamente essa condição há uma série de cuidados que você pode adotar para prevenir os sintomas e viver com mais qualidade. Entre as medidas que podem prevenir e aliviar os casos de olho seco estão:1,2,5,6

- Fazer a correta higiene ocular diariamente, incluindo a limpeza das pálpebras;

- Remover adequadamente a maquiagem, evitando que as glândulas presentes na borda das pálpebras sejam obstruídas, irritando a pele em volta dos olhos e prejudicando a qualidade das lágrimas;

- Parar de fumar e evitar lugares com a fumaça, poluição, poeira e pólen;

- Diminuir a quantidade de ar que é direcionada diretamente para os olhos, como o uso de secadores de cabelo e aquecedores no carro ou em casa;

- Beber água: 2 litros todos os dias é o ideal.

- Usar óculos em dias com muito vento e também em piscinas;

- Monitorar a humidade em ambientes fechados (como em casa e no trabalho) e usar um humidificador, se necessário;

- Fazer pausas regulares de atividades extensas – como a leitura e o trabalho no computador – para descansar os olhos;

- Ter uma alimentação saudável, que inclua alimentos com Ômega 3.

Referências

1. National Eye Institute. Facts about Dry Eye. Disponível em: http://www.nei.nih.gov/health/dryeye/factsaboutdryeye.pdf. Último acesso em maio de 2016.
2. America Optometric Association. Dry Eye. Disponível em: http://www.aoa.org/dry-eye.xml Último acesso em março de 2013.
3. Benelli U. Systane® lubricant eye drops in the management of ocular dryness. Clinical Ophthalmology (Auckland, NZ). 2011;5:783-790. doi:10.2147/OPTH.S13773.
4. Bula Systane® UL. Disponível em: http://www.farmaciasassociadas.com.br/BACKOFFICE/Uploads/Bula/7896548197738.pdf. Último acesso em maio de 2016.
5. Mayo Clinic. Dry Eyes: http://www.mayoclinic.com/health/dry-eyes/DS00463/DSECTION=prevention. Último acesso em abril de 2013.
6. MyEyes.com. Signs you might have dry eyes. Disponível em: http://myeyes.com/dry-eye/dry-eye-causes.shtml. Último acesso em mio de 2016.
* Referências disponíveis no infográfico disponível nesta página “Colírios não são todos iguais”.
Systane Lid Wipes 25351.758880/2014-78
Systane UL 80153480163
AP3: BR1607504200-PH-JUL/16