Alergia ocular

Sintomas da alergia ocular

Os sintomas da alergia ocular podem ser diferentes para cada pessoa, no entanto, os mais comuns são:1,2

- Coceira nos olhos;

- Olhos vermelhos e irritados;

- Lacrimejamento;

- Queimação nos olhos;

- Sensibilidade à luz ou claridade (fotofobia);

- Secreção ou inflamação nos olhos.

As manifestações das alergias oculares (ou conjuntivites alérgicas) são muito similares às das conjuntivites virais ou bacterianas. um dos fatores que as diferencia, além da causa do problema (alérgeno), é a duração. Enquanto as conjuntivites infecciosas duram de uma a duas semanas, as conjuntivites alérgicas tendem a melhorar já no segundo dia de tratamento.3

Cuidado! Não é só uma coceirinha!

Um dos sintomas mais comuns da alergia ocular é a coceira na região dos olhos. E todo mundo que já teve coceira um dia sabe bem como é, quase impossível parar de esfregar a região até que a sensação passe. Esse é o problema! Ao esfregar os olhos, que é uma região bastante sensível, a força dos dedos pode machucar áreas importantes da região. Além de aumentar a vermelhidão e inchaço do globo ocular, pode levar ao desenvolvimento de outro problema da visão, o ceratocone.

O ceratocone ocorre quando a córnea fica mais fina do que o normal, levando a uma deformidade nesse tecido, e fragilizando a visão. Em casos graves, pode ser necessário até mesmo um transplante de córnea.4 Por isso, não tente diagnosticar e tratar os sintomas sem ajuda médica, pois aumentam os riscos à saúde da sua visão!

Referências


1. MyEyes.com. Eye Allergies. Disponível em: http://myeyes.com/eye-allergies/what-are-eye-allergies.shtml. Acesso em outubro de 2016.
2. American Academy of Oftalmology. Eye Allergy Symptoms. Disponível em: http://www.aao.org/eye-health/diseases/allergies-symptoms. Acesso em outubro de 2016.
3. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Alergias oculares: a prevenção como base do tratamento. Disponível em: http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/alergias-oculares--a-prevencao-como-base-do-tratamento.php. Acesso em outubro de 2016.
4. Minha Vida. Ceratocone: casos graves podem levar a transplante de córnea. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/17390-ceratocone-casos-graves-podem-levar-a-transplante-de-cornea. Acesso em outubro de 2016.